Ciúmes

Constelações Familiares

A pessoa ciumenta quer que o parceiro(a) saia da relação. Esse não é um movimento consciente. Pode parecer que a parte ciumenta quer que o outro fique, só que inconsciente ela quer que ele parta.

“No caso do ciúme, por exemplo, o parceiro enciumado quer induzir o outro a ir embora e não a ficar. Mas age como se quisesse que ele ficasse.” Bert Hellinger em Ordens do Amor

“O ciúme é um recurso para afastar de si a culpa e empurrá-la para o outro.” Bert Hellinger em Ordens do Amor

Mesmo que pareça contraditório racionalmente, são movimentos que foram observados muitas vezes no campo.

Seguem alguns motivos profundos que levam a pessoa à esse movimento inconsciente que o parceiro(a) saia da relação:

Medo do abandono: “Criam o que receiam, como se o abandono fosse preferível à separação voluntária.” Bert Hellinger A Simetria Oculta do Amor

Por fidelidade aos pais e seus destinos.

Por estar identificado(a) com alguém do sistema que não teve uma relação.

Por lealdade ao relacionamento anterior do parceiro(a), se a relação anterior terminou devido ao relacionamento atual.

Estes são só alguns exemplos, existem outros movimentos. Em alguns casos já foram observados ciúmes que aproximam, porém em geral, afastam.

Aqui não vamos aprofundar o que contribui para a felicidade de um relacionamento sistemicamente. Sugiro que procure mais informações sobre isso se for de seu interesse. Nossa escola tem um curso gratuito
https://www.escoladaharmonia.com.br/curso-gratuito-casais-espiritualistas-100-por-cento-felizes-online/


Vou colocar duas coisas:

Relacionamentos envolvem riscos, o risco da outra pessoa ir embora é real e faz parte.

Equilíbrio entre o dar e receber. Há um complemento, os dois dão e recebem um pouquinho mais a cada vez para que o amor cresça. Assim, podem entrar em uma dinâmica de troca total, onde os dois dão e recebem continuamente, e a relação continua feliz enquanto o amor continua crescendo.

Se você é ciumento(a) e / ou se você está com alguém ciumento(a), agora você já tem mais informações, pode olhar de uma outra maneira e fazer os movimentos, para que a harmonia seja gerada. Talvez isso possa ser corrigido, que a causa seja “curada” e tudo fluir em harmonia. Talvez alguém esteja em um padrão, mas tem disponibilidade para corrigir e fazer diferente. Se importante, você pode procurar um profissional.

Para deixar claro, não podemos generalizar que tudo é ciúme, relacionamento para ser feliz é um local onde existem várias particularidades, que precisam ser atendidas, em harmonia. Se não, poderíamos nos iludir e chamar de ciúmes do outro, fatores que nós estamos negligenciando.

Dimas Oliveira

Referências:
https://www.escoladaharmonia.com.br/referencias/

Observação: considerando que em Constelação Familiar não existem movimentos fixos, mesmo assim, de maneira geral, explicações podem ser elucidativas.

Deixe um comentário

12 − oito =